Como ser produtivo trabalhando em home office

Saber administrar o tempo é crucial

Home office pode ser entendido como toda e qualquer atividade profissional realizada dentro de casa. E atualmente muitos profissionais que nunca tiveram essa experiência estão precisando trabalhar em home office por causa da pandemia do COVID-19.

Para essas pessoas os desafios são imensos, não só por conta da organização, mas também para se concentrar diante de dispersões que nada tem a ver com o trabalho, manter uma rotina saudável para toda a família, já que os filhos, obviamente, estão em casa, além de conseguir lidar com toda a ansiedade do momento atual.

No entanto, parece que home office será um realidade agora para muitos profissionais, e por isso é importante perceber os impactos positivos que essa rotina pode nos oferecer, como poder ter uma rotina de refeições mais tranquila e saudável, estar mais próximo da família, estabelecer por conta própria horários e o melhor de tudo poder trabalhar de chinelo. 🙂

Então, para conseguir aproveitar melhor essas oportunidades, pensei em algumas dicas que uso no meu dia a dia. Afinal, sou uma agência digital e trabalho home office é parte da minha cultura e de todos aqui da agência.

É preciso estabelecer uma rotina durante o home office

O que mais vejo acontecer são pessoas que não tem rotina porque trabalham em home office, ou seja, acordam cada dia em um horário, não planejam suas refeições, começam a trabalhar pelo celular ainda na cama e trabalham até muito tarde porque não tem uma rotina determinada.

Esses hábitos a longo prazo podem lhe trazer consequências muito complicadas, como cansaço excessivo, bloqueio criativo e falta de energia para toda e qualquer atividade e não somente no trabalho. Por isso, é importante determinar atividades saudáveis que definam o que é o início, meio e fim de um dia de trabalho.

Exemplo prático de rotina para home office

  • Acordas às 7h;
  • Tomar café da manhã;
  • Fazer uma sessão de exercícios (ex: yoga, treino orientado online, alongamento);
  • Tomar banho e se arrumar para começar a trabalhar.

Tenha um espaço só para trabalhar…se possível.

Para muitas pessoas é difícil ter um escritório exclusivo para o trabalho dentro de casa e na maioria das vezes o local reservado para o trabalho é o próprio quarto. Porém, se puder evite trabalhar no quarto.

Primeiro, porque ele fica perigosamente perto da sua cama. Segundo, porque fazer um pequeno “caminho” de transição entre o seu quarto (lugar tranquilo de sonhos, sexo & sono profundo) e o seu escritório (lugar de conquistas, atenção e estratégias) é uma ideia muitíssimo boa.

Caso isso não seja possível, tente pelo menos criar um espaço onde te inspire e que você goste de estar porque você passará bastante tempo nesse lugar.

Organize as tarefas

Trabalhe com uma agenda ou planejador. Parece óbvio, mas muitas pessoas não organizam suas atividades diárias.

Você pode fazer isso de forma de digital ou em papel, o importante é colocar as atividades que você precisa fazer relacionadas ao trabalho pelo menos semanalmente. Isso vai te ajudar a não gastar tempo com coisas a mais e não perder prazos.

Costumo tirar um momento da semana para organizar as atividades, e conforme vou fazendo as coisas e tendo atualização das atividades, vou editando.

Opções de organizador de tarefas digital

  1. Trello

Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos gratuita e online. Disponível para desktop e também para celulares Android e iPhone(iOS), a plataforma é extremamente versátil e pode ser usada tanto para o acompanhamento de tarefas pessoais quanto para organizar projetos que envolvem equipes numerosas em grandes empresas.

2. Evernote

O Evernote ajuda a capturar e a priorizar ideias, projetos, e listas de tarefas, para que nada escape.

Esse aplicativo, que também pode ser usado na versão web, te ajuda a copiar textos e imagens que te interessam na internet e fazer anotações e desenhos sobre eles à mão. Ele também é capaz de digitalizar cartões de visita, criar listas de tarefas e organizar a comunicação em equipe.

Você pode tirar uma foto com seu celular e enviar na hora para o Evernote e complementa com anotações.

O app permite ainda que você adicione datas de lembrete aos itens anotados, além de incluir etiquetas para ajudar a pesquisar mais tarde pelo conteúdo desejado. Por sinal, uma das funcionalidades mais úteis do Evernote é seu poderoso mecanismo de pesquisa.

3. Google Keep

O Google Keep é um aplicativo, disponível para celulares com Android, iPhone (iOS) e versão web, que ajuda usuários a organizarem suas anotações. O serviço é gratuito, permite misturar texto e áudio, traz recursos de tags e marcadores, deixa ordenar tudo por temas e colocar cores diferentes em cada nota. Além de uma ferramenta de busca em tempo real.

Uso muito essa ferramenta para organizar as tarefas do dia a dia com o recurso de checklist. E o legal é que posso acessar de qualquer dispositivo.

Faça pausas

Quando trabalhávamos em escritório sempre tinha aquela pausa para o café na copa, a pausa do almoço que aproveitávamos para ir na rua (por enquanto, não vá na rua), uma conversa com o colega da mesa do lado, e essas pausas eram ótimas para aliviar um pouco o estresse de uma atividade que talvez não estava evoluindo ou distrair um pouco mesmo.

Em casa é preciso fazer a mesma coisa. Faça pequenas pausas, seja para alongar as costas, olhar na janela, falar com um amigo por telefone ou com a sua família que está em outro lugar da casa. Isso sem contar as pausas para a alimentação, que já vimos que é preciso estabelecer um horário fixo para isso.

Parar é saudável e vai te ajudar a produzir com mais qualidade.

Criar acordos com a família

A principal dificuldade de toda essa história é manter uma distância saudável e construtiva entre a vida pessoal e a vida profissional. Saber que tudo faz parte da sua rotina, mas conseguir diferenciar claramente onde uma começa e a outra termina é um sinal de inteligência e maturidade que vai fazer -TODA- a diferença.

E isso inclui garantir que os membros da sua família saibam a diferença entre o seu horário de trabalho e o seu horário de lazer. Para quem mantém um emprego tradicional, pode ser bem difícil entender que você estar em casa NÃO significa que você está livre.

A única pessoa responsável em esclarecer isso da melhor forma possível é somente VOCÊ. Não cobre dos seus filhos, pais, irmãos, amigos ou companheiro/a uma compreensão instantânea e incondicional. Eles vão te ver em casa, sentado/a no computador e fazendo pequenas tarefas cotidianas, e provavelmente vão ter dificuldades de entender que esse é o seu horário de trabalho.

Combine sinais para ajudar as pessoas a entenderem melhor a sua rotina. Porta fechada ou usar fones de ouvido pode significar “estou trabalhando, por favor não fale comigo”. Quando você vai fazer café ou lanchar pode ser a deixa para todo mundo saber que você está dando um tempo, ou voltar da academia pode ser um sinalizador que você está oficialmente livre.

Facilite o lado deles e garanta a sua produtividade. Não precisa ser “ou um ou outro”, é perfeitamente possível fazer os dois. Se a sua família entender e respeitar, trabalhar em home office e estar perto de quem você ama o dia inteiro vai ser uma festa sem constrangimento ou brigas.

Respire

Acredito que essas dicas podem te ajudar a passar por esse período de adaptação, caso trabalhar em home office seja uma coisa nova para você. E para você que já trabalha em home office, eu espero ter te ajudado a perceber que que você pode melhorar a sua qualidade de vida trabalhando em home office.

Deixe seu comentário para ajudar outras pessoas e aumentar o conteúdo desse post. 🙂

Compartilhe esse artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
criacao-de-sites-ohdara-digital

Vamos começar um projeto juntos?

Preencha o formulário abaixo e receba sua proposta por e-mail.